Arqcoop+ | Muito além da estética

Muito além da estética

Reformas nos estabelecimentos comerciais do Jardim Lapena têm contribuído para desenvolver a economia do bairro

Nos territórios periféricos, o comércio local é fundamental para movimentar a economia e desenvolver a região. Neste sentido, ações qualificadoras da prática local são também instrumentos para fortalecer uma comunidade e reduzir os índices de desigualdade social nesses mesmos espaços.

Cientes de tamanha importância, a equipe do Galpão ZL, núcleo de Prática de Desenvolvimento Local situado no Jardim Lapena, na zona leste de São Paulo, tem diversificado as suas estratégias para apoiar a atividade econômica local. A ação  mais recente desenvolvida tem como objetivo investir na reforma de seis negócios do bairro.

O comércio desenvolvido é um dos grandes indicativos de que uma comunidade está em expansão. Marcelo Ribeiro, coordenador de Prática de Desenvolvimento Local da Fundação Tide Setubal, é um entusiasta desta ação e da parceria feita para a sua realização. “O trabalho que temos feito com a ArqCoop+ tem sido muito importante para o entorno do Galpão. A grande procura pelo recurso e os resultados alcançados com as soluções propostas pela nossa parceria me deixam animado, porque a transformação que a gente vê é impressionante.”

Uma empresa parceira da Fundação nas ações desenvolvidas no território é a ArqCoop+, cooperativa de trabalho voltada ao ramo de arquitetura e urbanismo. Formalizada em novembro de 2019, a ArqCoop+ trabalha com arquitetura corporativa, assistência técnica de Habitação de interesse social (athis) e reformas em geral. A experiência da cooperativa na área facilita para que o recurso de R$ 6 mil destinado à reforma seja otimizado para haver resultados ainda mais surpreendentes.

Essa ação começou em abril de 2022, quando o Galpão ZL convidou o território para um cadastro de interesse – e, rapidamente, 46 negócios se inscreveram com a intenção de reformar seus espaços. A equipe então visitou cada um deles e, a partir de critérios objetivos, selecionou os seis primeiros contemplados.

Um dos negócios impulsionados foi o salão de Tayane de Jesus. Surgido no meio da pandemia como forma de obter renda após a perda do seu emprego, o salão tinha dificuldades de se manter financeiramente, mas tudo mudou a partir da reforma. “Agora, eu consigo fazer uma gestão diferente. As pessoas vêm aqui, pagam à vista e eu tenho o meu trabalho reconhecido. Até clientes de outros bairros eu tenho recebido, pois estão nos descobrindo pelo Instagram e ficando felizes de encontrar um lugar tão confortável. Além de melhorar o negócio, eu agora me sinto muito mais confiante com o meu trabalho.”

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.